Banner Lateral 1 - Goiás

Instagram

Newsletter

Receba informativos do Mercado de Campinas


Setor Campinas


Campinas é um bairro localizado na região oeste da cidade de Goiânia. Em 2002, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento do Município de Goiânia, viviam no bairro 13.147 habitantes.

O núcleo populacional de Campinas já existia anteriormente à fundação de Goiânia. Surgiu supostamente nas primeiras décadas do século XIX, como Arraial de Campinas. Em 1845, a Igreja Católica instituiu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na localidade.[1] Em 1853, a povoação foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bonfim (Silvânia, atualmente). Em 1907, Campinas ganhou a denominação de vila, mantendo jurisdição sobre o Patrimônio de Barro Preto - povoação que corresponde à atual cidade de Trindade.[2] Em 1914, Campinas passou a dispor do status de município.[3], o qual perderia em 1935 em razão da sua incorporação ao então nascente município de Goiânia.

A atual Igreja Matriz de Campinas foi a primeira sede da Arquidiocese de Goiânia, a qual foi fundada em 1957.

Há bastante tempo Campinas é local de um intenso comércio popular e especializado, concentrado sobretudo ao longo da Avenida 24 de Outubro e das adjacências desta. No bairro situa-se ainda o Estádio Antônio Accioly, sede do Atlético Clube Goianiense.